Pedagogia da Horta

Transformar a vida dos estudantes de escolas públicas por meio da Horta, oferecendo práticas pedagógicas que estimulem o empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável.

Implementar um novo formato educacional com objetivo de desenvolver a capacidade cognitiva, emocional e relacional de jovens de baixa renda para o aprendizado do empreendedorismo, educação financeira, alimentação saudável e geração de renda.

O projeto Pedagogia da Horta visa capacitar a gestão escolar, os docentes e os alunos em suas respectivas alçadas para gerar autonomia e sustentar o aprendizado para além do ambiente escolar.

Estamos pilotando este projeto com o apoio de duas empresas do Agro, a Gênica e a Alfacitrus e o trabalho tem acontecido em uma escola na cidade de Votorantim/SP.

Assista ao vídeo contando um pouco mais sobre o projeto:
BENEFICIÁRIOS
  • Escolas públicas do Estado de São Paulo em regiões de vulnerabilidade econômica e social.
  • Estudantes do fundamental 2.
APOIADORES
  • Empresas privadas
  • Pessoa física

Pilares do projeto

Objetivos do projeto

  • Preparar a gestão da escola para receber a tecnologia do projeto.
  • Preparar corpo docente responsável pela disciplina eletiva a utilizar a tecnologia da horta para trabalhar os temas de educação financeira e empreendedorismo.
  • Possibilitar a aprendizagem de alunos em educação financeira
    e empreendedorismo através da tecnologia da horta.
  • Propor uma nova abordagem de aprendizagem em escolas públicas tendo como base a nova BNCC e os pilares da UNESCO.
  • Transformar a vida de jovens de 12 a 15 anos – de escolas públicas, por meio da aprendizagem de empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável.
  • Ampliar a visão do Agronegócio brasileiro.

Como faremos – passo a passo

  • 1 Apresentação do Projeto Pedagogia da Horta para grupos Diretores Escolares e/ou
    Diretorias de Ensino;
  • 2 Encontro com as equipes gestoras das escolas;
  • 3 Apresentação do projeto para o corpo docente; definição de líderes escolares para o projeto;
  • 4 Formação dos professores responsáveis pelo projeto – técnica e pedagógica;
  • 5 Início da formação de tutores que acompanharão todas as etapas do projeto;
  • 6 Alinhamento das etapas do projeto e cronograma de ações práticas;
  • 7 Reconhecimento e definição do espaço físico para implantação da horta;
  • 8 Definição dos alunos participantes do projeto e apresentação do projeto para as turmas;
  • 9 Implantação da horta e início do jogo educacional;
  • 10 Acompanhamento da equipe gestora e corpo docente ao longo do projeto;
  • 11 Acompanhamento dos alunos no andamento do jogo e da manutenção da horta;
  • 12 Colheita do projeto e término da formação de tutores;
  • 13 Relatório de transparência.

Apoiadores

Coordenação do projeto

Alexandre Moreno

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