Transformar a vida dos estudantes de escolas públicas por meio da Horta, oferecendo práticas pedagógicas que estimulem o empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável.
Implementar um novo formato educacional com objetivo de desenvolver a capacidade cognitiva, emocional e relacional de jovens de baixa renda para o aprendizado do empreendedorismo, educação financeira, alimentação saudável e geração de renda.
O projeto Pedagogia da Horta visa capacitar a gestão escolar, os docentes e os alunos em suas respectivas alçadas para gerar autonomia e sustentar o aprendizado para além do ambiente escolar.
Estamos pilotando este projeto com o apoio de duas empresas do Agro, a Gênica e a Alfacitrus e o trabalho tem acontecido em uma escola na cidade de Votorantim/SP.
Assista ao vídeo contando um pouco mais sobre o projeto:
BENEFICIÁRIOS
- Escolas públicas do Estado de São Paulo em regiões de vulnerabilidade econômica e social.
- Estudantes do fundamental 2.
APOIADORES
- Empresas privadas
- Pessoa física
Objetivos do projeto
- Preparar a gestão da escola para receber a tecnologia do projeto.
- Preparar corpo docente responsável pela disciplina eletiva a utilizar a tecnologia da horta para trabalhar os temas de educação financeira e empreendedorismo.
- Possibilitar a aprendizagem de alunos em educação financeira
e empreendedorismo através da tecnologia da horta. - Propor uma nova abordagem de aprendizagem em escolas públicas tendo como base a nova BNCC e os pilares da UNESCO.
- Transformar a vida de jovens de 12 a 15 anos – de escolas públicas, por meio da aprendizagem de empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável.
- Ampliar a visão do Agronegócio brasileiro.
e empreendedorismo através da tecnologia da horta.
Como faremos – passo a passo
- 1 Apresentação do Projeto Pedagogia da Horta para grupos Diretores Escolares e/ou
Diretorias de Ensino; - 2 Encontro com as equipes gestoras das escolas;
- 3 Apresentação do projeto para o corpo docente; definição de líderes escolares para o projeto;
- 4 Formação dos professores responsáveis pelo projeto – técnica e pedagógica;
- 5 Início da formação de tutores que acompanharão todas as etapas do projeto;
- 6 Alinhamento das etapas do projeto e cronograma de ações práticas;
- 7 Reconhecimento e definição do espaço físico para implantação da horta;
- 8 Definição dos alunos participantes do projeto e apresentação do projeto para as turmas;
- 9 Implantação da horta e início do jogo educacional;
- 10 Acompanhamento da equipe gestora e corpo docente ao longo do projeto;
- 11 Acompanhamento dos alunos no andamento do jogo e da manutenção da horta;
- 12 Colheita do projeto e término da formação de tutores;
- 13 Relatório de transparência.
Diretorias de Ensino;