Skip to main content

O Instituto Dorcas Rodrigues

O Instituto Dorcas Rodrigues surgiu da soma de histórias de pessoas e um desejo enorme de transformar o mundo.

Profissionais com larga experiência no mundo corporativo e na educação com o propósito de gerar aprendizagem por meio de escolhas conscientes e impactar positivamente as comunidades com projetos e ações.

Pelo menos uma vez na vida você deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão. Esta planta floresce a cada primavera produzindo algumas belíssimas flores amarelas, muito apreciadas por abelhas que sugam o néctar do qual se faz o mel de dente-de-leão.

Nossa querida designer Katia Oliveira, com toda sua sensibilidade, traduziu nosso propósito e trouxe o elemento do dente de leão para o instituto e nossas ações estão conectadas com seu significado.

O “Dente de leão” no estágio final de sua inflorescência espalha suas sementes pelo ar para mais tarde, em outros lugares, germinar e florescer novamente e a imagem das sementes voadoras é lúdica e desperta o sentimento de liberdade no imaginário das pessoas.

Quando olhamos para aprendizagem esse conceito se expande a lançar sementes de conhecimento no mundo.

O conhecimento é libertador porque ajuda a formar indivíduos autônomos com pensamento crítico. Além disso, a disposição das sementes unidas em formato arredondado reforça o conceito de trabalho coletivo e solidariedade.

E quando pensamos no nosso propósito “Aprendizagem que gera escolhas conscientes” nos conectamos a essa metáfora, facilitar condições para que por meio da aprendizagem criar caminhos para quem tem menos oportunidade voar e aproveitar todas as possibilidades se desprendendo da própria origem, enfrentando o desconhecido com mais recursos e ter consciência mais clara de suas escolhas.

Vocês sabem quem foi Dorcas Rodrigues, a mulher que dá nome ao nosso instituto?

Dorcas Rodrigues é a saudosa avó da Ana Paula Moreno e do Alê Moreno, dois dos idealizadores deste Instituto.

Nascida em 29 de setembro de 1923, em São Sebastião da Grama, interior de São Paulo. Se criou na roça com seus outros doze irmãos. Se alfabetizou na vida, como muitos outros brasileiros.

Quando criança ela perdeu boa parte da visão, o que aparentemente aumentava a sua dificuldade. Nunca se abalou. Divorciada na década de 60 (por vezes sofrendo violência doméstica), foi guerreira e alegre. Tocou sua vida com muita fibra e disposição. Durante grande parte da sua vida ela serviu cafezinho numa empresa no centro de São Paulo. Foi assim que ela sustentou uma casa e seus 4 filhos.

Assim como ela, temos centenas de mulheres que são exemplo e que sustentam outras para não desistirem diante de nada nem ninguém.. Medo.. Ela tinha muitos e sempre se dizia medrosa, mal sabe ela que foi a força da sua coragem que a fez encarar a vida apesar dos medos, e hoje nos inspira dando força para seguirmos no nosso propósito de apoiar crianças, jovens e adultos a encontrar caminhos e encararem suas batalhas.

Quer ser um voluntário ou patrocinar algum de nossos projetos?

Vamos marcar uma conversa

Transparência

Estatuto Social

Estatuto para dowload
Baixar em PDF

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2023

Relatório para dowload
Baixar em PDF

Apoie o Instituto Dorcas Rodrigues e ajude a espalhar sementes de solidariedade

SEJA UM APOIADOR
Apoio
©Instituto Dorcas Rodrigues | site por NaçãoDesign  | Política de privacidade   | Perguntas frequentes